u.s.w.

outubro 28, 2007

Händel

Filed under: biografia, cultura, música — Tags:, , , , — epona @ 7:03 am

Meu blog também é cultura!!

Estou fazendo para a cadeira de “Música de Câmara” da faculdade, um trabalho sobre uma peça do Händel e assim que finalizá-lo vou disponibilizar aqui no blog,mas por enquanto vou postar a minha pesquisa sobre o compositor da peça:

Georg Friedrich Händel ou George Friedric Haendel (na Inglaterra).

Compositor barroco alemão naturalizado inglês.

Händel nasceu em Halle, norte da Alemanha em 23 de fevereiro de 1685.

Por vontade do pai que era cirurgião barbeiro ingressou na faculdade local para estudar Direito, mas ao mesmo tempo mantinha seus estudos de música escondido do pai. Este acabou por consentir em seus estudos. Aos 17 anos foi nomeado organista da Catedral Calvinista de Halle, mas um ano depois partiu para Hamburgo, onde tocou violino e cravo no teatro de ópera e onde, aos 20 anos de idade, compôs suas duas primeiras óperas: Almira e Nero. Desde então começou a viajar por diversas cidades da Europa, conhecendo outros compositores importantes, como Alessandro Scarlatti. Na Itália, onde se fixou por mais de 3 anos, escreveu óperas, oratórios, música de igreja e de câmara e também adquiriu renome como cravista. Este período na Itália tornou-o internacionalmente famoso. Deixou a Itália no início de 1710 e foi para Hannover, onde foi nomeado Kapellmeister do Eleitor (o futuro Jorge I da Inglaterra). Logo licenciou-se para aceitar um convite de Londres, onde estabeleceu residência permanente a partir de 1712. Lá escreveu mais óperas e também música para igreja e para a corte (pasando a receber uma pensão real). Em 1718 foi nomeado diretor musical do duque de Chandos. Em 1720, Händel foi nomeado diretor da Royal Academy of Music. Neste período compôs mais de 30 óperas italianas, mas em virtude de problemas com os cantores em sua companhia e da impopularidade geral da ópera italiana na Inglaterra, voltou-se cada vez mais para os oratórios ingleses (como O Messias -1742- e Judas Macabeu -1747-). Por volta de 1727, Händel se naturalizou cidadão britânico. A ópera continuou a ser seu interesse central e durante o resto dos anos 1730, Händel oscilou entre a ópera italiana e as formas inglesas, orátórios, odes etc.

Händel era muito econômico na reutilização de suas idéias, e em muitos momentos também reutilizou abundantemente a música de outros compositores. Esses “empréstimos” podiam ser desde um breve motivo a movimentos inteiros, mais comumente adaptados a seu próprio estilo.

Händel faleceu em 14 de abril de 1759, em Londres, oito anos após ter ficado cego de um olho, e mais tarde de ambos. Apesar da cegueira, continuou compondo até o final da vida com o auxílio de um secretário. Foi enterrado na Abadia de Westminster.

Suas obras incluem 32 oratórios, 40 óperas, 110 cantatas, 20 concertos, 39 sonatas, fugas, suítes, obras sacras para missas e obras orquestrais.

Reconhecido por muitos como o maior compositor de sua época, influenciou muitos compositores que vieram depois dele, como Haydn, Mozart e Beethoven.

fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Georg_Friedrich_H%C3%A4ndel

http://en.wikipedia.org/wiki/Handel

Dicionário Grove de Música, Edição concisa, Jorge Zahar Editor

Dicionários de Música Zahar, Zahar Editores

1 Comentário »

  1. Um dos meus favoritos… e falando em nele, no inicio do ano que vem o coro da faculdade de música em que estido, ira realizar o Messias juntamente com a Orquestra Filarmonica do ES. Será bem interessante

    Abraço,
    Jullianno

    Comentário por jullianno — dezembro 3, 2008 @ 3:40 pm


RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.